Pedra do Letreiro?



O objetivo deste blog é o de convergir esforços para conhecer, preservar e difundir informações sobre o patrimônio cultural, em especial o dos atuais limites físicos do estado do Ceará.


No interior, é muito comum utilizar o termo "pedra do letreiro" para indicar um local que possui registros rupestres, que são pinturas realizadas através da aplicação de pigmentos em paredes rochosas. Em geral, esses registros (ou pinturas) estão associadas aos grupos coletores-caçadores que habitaram a região. Esses grupos viviam da coleta de frutos, raízes e sementes, bem como da caça.

Sendo assim, o motivo para a escolha do título é bem simples: "Pedra do Letreiro" é um termo popular e de importante uso para a arqueologia. Além disso é sinônimo de uma comunicação através dos tempos, que em grande parte, resiste a todo tipo de intempérie física, química, biológica e social.

Aos poucos, serão publicadas resenhas de livros, indicações de sites, datas de eventos, e coberturas de outras realizações na área patrimonial, etc. Contribuições já são muito bem vindas, pois compartilhar é essencial e nos torna mais humanos.

Para qualquer colaboração (crítica, elogio ou sugestão) utilize o formulário do link http://pedradoletreiro.blogspot.com/p/contato_04.html. Logo que possível o mesmo será atendido.

Grande abraço,

Igor Pedroza
Arqueólogo, Historiador e fotógrafo