08 outubro 2012

DISSERTAÇÃO SOBRE GEOARQUEOLOGIA NA REGIÃO DOS INHAMUNS-CE

Visando a difusão dos conhecimentos sobre as pesquisas arqueológicas no Ceará, compartilho a minha Dissertação, defendida no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da UFPE.

Uma versão impressa está disponível para consulta na sede do Iphan-CE. Outra será depositada no Museu Regional dos Inhamuns, em Tauá-CE, onde está a coleção arqueológica.

Informo ainda que a qualidade gráfica teve que ser reduzida em virtude das exigências técnicas da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE (www.bdtd.ufpe.br), que só aceita com, no máximo, 10MB. Estou procurando uma forma de mesclar as várias partes, mas mantendo a qualidade gráfica original.

Estou aberto às criticas e sugestões.

Desejo um boa leitura!


Segue título, resumo e link


______________________________________________

O REGISTRO ARQUEOLÓGICO DE GRUPOS CAÇADORES-COLETORES EM AMBIENTES SEMIÁRIDOS: UMA ABORDAGEM GEOARQUEOLÓGICA DOS SÍTIOS VÁRZEA DO BOI, TAUÁ-CE.
______________________________________________


RESUMO


Esta pesquisa trata de contextualizar o processo de formação do registro arqueológico de grupos caçadores-coletores em ambientes semiáridos com um estudo de caso da área dos sítios Várzea do Boi I, II e III, situados nos atuais limites de Tauá, no Sudoeste do estado do Ceará. Por conta da sua gênese ambiental e usos inadequados da paisagem, o município possui alta suscetibilidade ao quadro de desertificação. Nesse cenário, diversos processos geomorfológicos contribuem para a erosão e destruição da dinâmica ambiental e, por consequência, dos contextos arqueológicos. Através de uma abordagem geoarqueológica, que entende o registro arqueológico como uma matriz dinâmica, fragmentada e atual, foram investigados os processos sin e pós-deposicionais de origem ambiental e cultural que criaram e modificaram ao longo do tempo o atual contexto-momento dos sítios. Os dados que subsidiaram esta pesquisa são provenientes do resgate e do processamento de informações de arquivo sobre a campanha arqueológica realizada em 2006, bem como da análise da coleção de indústria lítica; do uso de recursos de sensoriamento remoto e técnicas de geoprocessamento em ambiente SIG; das visitas de campo; das imagens fotográficas e estudos ambientais. Com isso, se pretende contribuir para a inserção do Ceará na pesquisa arqueológica, promover o resgate e difusão dos dados primários, compartilhar os caminhos utilizados nas interpretações e, principalmente, discutir as interferências dos agentes e processos pós-deposicionais nos sítios arqueológicos e suas influências para o estudo das coleções.

Palavras-chave: Registro Arqueológico, Geoarqueologia, Indústria Lítica, Grupos caçadores-coletores, Região dos Inhamuns-Ceará


______________________________________________

Clique aqui para download
______________________________________________

Um comentário:

  1. Olá professor Igor
    precisamos retomar os cotatos, em nossa regiao temos presença de figuras rupestres e vc é a melhor pessoa a pesquisa.
    envia teu facebook

    Abraços
    PROFESSOR CRISTIANO PINHEIRO

    CANINDÉ- CE

    ResponderExcluir