26 maio 2013

Dica de Leitura #1

A DESTRUIÇÃO DO PASSADO
Como o desenvolvimento pode ameaçar a história da Humanidade

Autor Alexander Stille | Ano 2005 | Editora Arx | Tradução Tuca Magalhães




Reprodução de texto do livro

A revolução tecnológica trouxe ao universo da história e da arqueologia muitas contribuições. Na verdade, nunca tivemos tantos instrumentos para resgatar, medir e datar vestígios do passado. Ao mesmo tempo, a poluição, a superexploração comercial e o achatamento das diferenças trazidas pela globalização colocam em risco tanto monumentos emblemáticos da Humanidade quanto manifestações culturais locais. 

Em A destruição do passado, Alexander Stille nos leva a um extraordinário passeio pelo passado, mostrando-nos essas contradições e discutindo possíveis caminhos para a superação dos contrastes gerados por passado e presente de forma envolvente e acessível. 

De maneira simples, num tom pessoal, discorre sobre lugares que percorreu e pessoas que encontrou, revelando muitas questões que permeiam o trabalho dos estudiosos. Por sua atualidade e magnífica riqueza, este livro é leitura obrigatória para a compreensão dos grandes temas que cercam a cultura da Humanidade.


OS ESFORÇOS PARA SALVAR O PASSADO, SEM INTERFERIR NO DESENVOLVIMENTO MUNDIAL

Radar espacial, fotografia infravermelha, análise de DNA, microfilme, arquivos digitais... Em um mundo em rápida e permanente transformação, qual é o papel dos passado para a Humanidade? Como preservar os monumento egípcios sem proibir o turismo que os ameaça? Como despoluir o rio Ganges sem ofender aos fiéis que há milênios banham lá seus mortos? Como restaurar vestígios arqueológicos na China, onde a cópia tem o status de obra de arte? Como nossa sociedade vai preservar sua memória se o excesso de informação ameaça abarrotar todos os bancos de dados, condenando-os a um eterno presente? 

Estas são as questões-chave abordadas pelo historiador Alexander Stille neste estudo magnífico e multifacetado, que abrange uma vasta gama de temas.

Ao apresentar as controvérsias, contradições e curiosidades que cercam o trabalho daqueles que lidam com a herança cultural da Humanidade, Stille conduz o leitor a uma reflexão sobre memória e esquecimento, permanência e transitoriedade, e nos ajuda a compreender caminhos e descaminhos das várias manifestações da cultura na sociedade tecnológica e globalizada.

Por onde tenha andado, Stille explora não apenas o passado, mas também nossas ideias sobre ele: como estas ideias estão mudando - e como terão de mudar, se é que nosso passado terá um futuro

____________________

SUMÁRIO

Capítulo 01 | A Esfinge - A virtual e a real
Capítulo 02 | A cultura da cópia e o desaparecimento do passado da China
Capítulo 03 | Saqueando a História
Capítulo 04 | A próxima vida do Ganges
Capítulo 05 | Salvando espécies e Madagascar
Capítulo 06 | O homem que lembra
Capítulo 07 | Guerra de palavras: a poesia oral, escrita e as fitas de áudio na Somália
Capítulo 08 | Vivendo com uma língua morta
Capítulo 09 | O retorno da biblioteca desparecida
Capítulo 10 | O mistério da biblioteca do Vaticano
Capítulo 11 | Estamos perdendo nossa memória ou o Museu da Tecnologia Obsoleta
Conclusão  | A escrita e a criação do passado

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Esta Dica de leitura não foi patrocinada por nenhuma empresa e trata-se de uma indicação livre. Não necessariamente, a obra ou seu autor representam as ideias do administrador deste blog.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::








Um comentário:

  1. Olá Fiquei muito interessada com seu Livro, também desenvolvo Projetos na àrea Patrimonial e gostaria de trocar idéias, seria um prazer se pudesses assim fazê-lo.
    meu nome é Juliana Abreu meu e-mail j.khryscan@gmail.com

    ResponderExcluir