18 maio 2016

Pesquisar sítios no CNSA/IPHAN

O registro de um sítio arqueológico é um ato administrativo e visa, entre outros aspectos, a proteção, a gestão e a difusão do patrimônio.

Atualmente, esse registro segue as diretrizes da Portaria Iphan nº 241, de 19 de novembro de 1988 e demais dispositivos inerentes.

Para realizar a consulta sobre a existência de sítios já cadastrados no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA), da base de dados do Iphan, basta seguir os passos indicados.

Importante ressaltar que a ausência de um sítio em determinado município não significa que o mesmo não exista. Inúmeros fatores contribuem para isso e exigem a consulta de outras bases para informações mais detalhadas ou atualizadas. Além disso, o mesmo sítio pode constar em mais de um registro, seja como homônimo ou não, também necessitando que em cada novo registro haja uma revisão sobre os já existentes.

Eis os simples passos:


1. Acessar a página do Iphan: www.iphan.gov.br;

2. No tópico sobre Unidades Especiais, selecionar Centro Nacional de Arqueologia;

3. Clicar em Sistema de Gerenciamento do Patrimônio Arqueológico (SGPA);

4. Clicar no ícone CNSA, onde será exibida a seguinte tela:





5. Informar o nome do município desejado e a UF

Dica: para pesquisar todos os sítios cadastrados em um município, independente da categoria (Histórico, Pré-Colonial e De Contato), não selecionar nenhuma.

6. Caso haja algum sítio cadastrado, será exibida uma lista com as colunas CNSA (o código do sítio no cadastro do Iphan), o Nome (do Sítio, atribuído pelo pesquisador no momento do registro), o município, a UF e um ícone de formulário. Esse ícone é o link para acesso ao formulário resumido com as informações sobre o sítio.


Esse postagem foi pensada especialmente aos que estão tendo os primeiros contatos com a pesquisa arqueológica.







Nenhum comentário:

Postar um comentário